Perguntas Frequentes

  A conciliação online é legal?
  Sim. A conciliação online é exatamente como a presencial, porém o procedimento é todo feito online, o que torna a resolução dos conflitos mais fácil, rápida, prática e econômica para todos os envolvidos. 100% das centenas conciliações online realizadas no Brasil foram homologadas pelos Juízes de Direito de diversas comarcas.
  Porque nunca ouvi falar em conciliação?
  Por causa da cultura da Judicialização dos conflitos. No Brasil, ainda é muito forte a cultura de judicializar os conflitos, ou seja, as pessoas ingressão com uma ação judicial ao invés de tentarem primeiro a conciliação de seus casos. A conciliação é mais rápida, eficaz e econômica do que as ações judiciais, por isso é a via mais indicada na resolução de conflitos e mais utilizada em outros países, como o EUA.
  Quais são as garantias de segurança do CONCILIE?
  O CONCILIE utiliza hospedagem em servidores redundante ´in cloud´ e planejada para operar em alta disponibilidade. É baseado em banco de dados MySQL e desenvolvido em ASP.Net 4.0. Possui recursos de criptografia e segurança SSL.
  Quais são as garantias de segurança dos documentos emitidos pelo CONCILIE?
  Todos os documentos emitidos pelo CONCILIE possuem um código de autenticidade personalizado e criptografado, que possibilita a visualização da íntegra do documento por meio do campo AUTENTICIDADE.
  É necessária a presença do juiz na conciliação?
  Não. A conciliação pode ser realizada fora do Judiciário, com a iniciativa apenas das partes, voluntariamente.
  É necessária a presença de advogado na conciliação?
  Depende. As partes não precisam estar assistidas por advogados para conciliar e resolver os seus conflitos, as partes podem procurar a conciliação voluntariamente. Porém, se o seu caso já estiver na Justiça e você já tiver contratado um advogado, a conciliação deve ser realizada por ele, obrigatoriamente. (saiba mais na próxima pergunta)
  Posso conciliar um caso que já está na Justiça?
  Sim. A conciliação pode ser realizada em qualquer momento do processo judicial. Se você tiver contratado um advogado para o sua ação judicial, ele é quem deve, obrigatoriamente, realizar a conciliação online.
  O que pode ser objeto de conciliação?
  Qualquer caso que envolva direitos patrimoniais disponíveis pode ser objeto de conciliação, ou seja, bens que podem ser avaliados pecuniariamente/economicamente e que podem ser comercializados ou transacionados livremente por seus titulares. A conciliação está prevista em diversos ramos do Direito Brasileiro: Cível, Processual Civil, Consumidor, Trabalhista, Comercial, Imobiliário, Condominial, Relações comerciais internacionais...
  Preciso de algum computador especial para realizar a conciliação?
  Não. Basta ter acesso estável à internet.
  A conciliação pode ser marcada fora do horário comercial (9:00 às 18:00)?
  Sim. O CONCILIE é um site que funciona além do horário comercial e sempre tentará fixar a agenda (data e hora) da conciliação online na melhor conveniência possível para as partes envolvidas.
  O que acontece quando uma das partes faltar à conciliação?
  Faz parte dos Termos e Regras de Uso do CONCILIE que ambas as Partes podem remarcar a conciliação online gratuitamente uma única vez, mediante justificativa no prazo de até 48 horas após a data anteriormente agendada para a conciliação. Não havendo justificativa dentro do prazo citado, a Parte faltante fica ciente de que poderá ser expedida Declaração de Tentativa Frustrada de Conciliação (DTENTC). Saiba Mais...
  A conciliação é legal?
  Sim. A conciliação está prevista na lei brasileira em vários ramos do Direito: Cível, Processual Civil, Consumidor, Trabalhista, Comercial, Imobiliário, Condominial, relações comerciais internacionais...